Antivírus gratuitos quais as opções?

quarta-feira, 18 de novembro de 2009


Se você navega pela internet é quase certo que já enfrentou problemas com vírus de computador ou algum tipo de malware (programa mal intencionado) que atrapalha a navegação ou envia para toda a sua lista de amigos uma mensagem inconveniente do tipo "veja as suas fotos..." para disseminar qualquer tipo de vírus.

Arriscaria-me até a dizer, que é quase impossível não ter passado por uma experiência dessas se você é assíduo usuário de downloads. A primeira dica é: SEMPRE leia os alertas que aparecem na tela com atenção. Por isso o nome da mensagem é esse "ALERTA" e saiba identificar e entender o que eles querem dizer é preciso ter paciência para isso. Boa parte dos poblemas poderia ser evitado somente com essa atitude.

Mas só isso não basta, não é? O tempo é curto e para minimizar ainda mais possíveis danos é aconselhável ter antivírus. Mas sempre vem a dúvida: qual escolher? Qual é o melhor? Os antivírus gratuitos são mesmo eficazes?

No entanto, vai um alerta, um antivírus gratuito protege sim, mas não é tão confiável quanto uma versão paga. E as versões de demonstração, bem, são de demonstração, depois você deve optar por adquiri-las ou não. Mas dá para você ter uma boa ideia do que você tem pela frente. Ter versões de demonstração é quase uma praxe do mercado. Procure por um antivírus, clique em download e faça o teste. Mas se a ideia é instalar um software gratuito, então veja as seguintes opções:

Softwares Gratuitos:

Avast! Antivirus: Um dos mais conhecidos antivírus gratuitos. Tem a interface em português e sua principal vantagem é uma ótima varredura para encontrar as pragas eletrônicas.

AVG: versão gratuita desta ótima suíte de softawre de segurança, é um dos mais conhecidos e mais baixados pela internet. Possui uma versão específica para pequenas empresas e atende as principais necessidades dos seus usuários.

Avira Antivir: Uma busca na web pelos principais comentários descobre-se que o Avira é o tipo de antivírus "ame-me" ou "deixe-me". Leve, mas com algumas dificuldades esperadas de um software que está entrando na competição do mercado brasileiro.

ClamAV: simples e direto. Essa é a definição do Clam. Não possui muitos recursos, como uma varredura em tempo real e a atualização é um dos pontos que merecem um pouco mais de atenção. Entretanto, se a ideia é possuir um software para analisar aqueles programas que você baixa por aí, vale a pena testar.

Comodo Internet Security: com a recomendação da maioria dos usuários, o Comodo Internet Security é um ótimo firewall e ainda é um antivírus que segura as principais ameaças.

Microsoft Security Essentials: é incrível o que a Microsoft vem conseguindo com seu novo antivírus, antes de qualquer coisa, ela conseguiu quebrar o paradigma de um péssimo desenvolvimento de antivírus. O Essentials vem ganhando a confiança dos usuários assim como o novo sistema operacional. Marketing? Só testando para conferir.

PC Tools Antivirus: com uma interface sob medida para os iniciantes, o PC Tools não tem uma boa classificação quanto a varredura do sistema mas é aquele programa essencial para quem não utiliza muito mais da máquina além do processador de texto e verificação de e-mails.

Rising Free Antivirus 2009: o maior dos defeitos deste antivírus é o fato dele não ter suporte ao idioma português, entretanto, tem uma interface bem desenhada e detecta uma boa quantidade de ameaças para ser considerado entre os top de linha gratuitos.



0 comments

Postar um comentário