Histórico

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A Biblioteca Pública PÓLO DE JUAZEIRO DO NORTE, foi idealizada e criada pelo Capitão Humberto Bezerra, prefeito municipal no ano de 1965.

Foi construída na antiga quadra João Cornélio e recebeu a denominação de Biblioteca Dr. Possidônio da Silva Bem, homenageado pelo vice-prefeito José Machado, seu amigo.

Dr. Possidônio falava fluentemente Francês e Inglês, era orador, poeta, médico, e professor. Possuía grande personalidade, de presença memorável estava acima de qualquer contradição ou divisão política.

O primeiro bibliotecário foi o professor José Carlos Pimentel, nomeado em 1965 até o ano de 1970, logo então de 1970 a 1971 foi nomeado coordenador geral das Bibliotecas Públicas Municipais.

Afastou-se em 1971 por ter sido eleito vereador, sendo a Biblioteca instalada na Prefeitura Municipal.

Em 20 de maio de 1975, o prefeito Mozart Cardoso de Alencar, cria a lei n? 522 de 20 de maio de 1975 e a partir de então foi construída a sede própria na antiga Praça da Bandeira e transferido o acervo em 1978.

Recebeu restauração na administração Ailton Gomes no governo Valdemar de Alcântara com o apoio dos deputados federais: Humberto Bezerra, Mauro Sampaio; e estaduais: Orlando Bezerra e Deusimar Marciel.

A partir das novas perspectivas de ampliação da Biblioteca Pública como POLO desde o ano de 2001, ficou responsável pela capacitação técnica e a intermediação junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas.

Tem responsabilidade técnica, bibliotecária e responde pelos seguintes municípios: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Granjeiro, Jardim, Jati, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.





0 comments

Postar um comentário